Reading Time: 3 minutes

Como já disse Steve Jobs: "Foco é dizer não". Se quiser mesmo realizar grande parte das suas resoluções de ano novo, essa é uma grande lição.

Por mais atento que você seja, nós temos atenção seletiva.

Conscientemente, só processamos uma coisa de cada vez. É assim que nosso cérebro funciona. Você pode até tentar, mas, para ver algo, você menospreza alguns outros detalhes. Nosso consciente não traz à tona tudo que vemos, se não, seria uma grande bagunça mental.

Duvida?!

Assista o vídeo abaixo:

Quantas mudanças feitas no cenário você percebeu?!

Por melhor que tenha sido sua percepção, você não consegue pegar todos os detalhes.

A vida também é isso.

Enquanto você diz SIM para diferentes atividades e tenta fazê-la simultaneamente, na verdade, você não está fazendo nada. Presença é fundamental. Ela nos garante foco.

Estar presente no que você se prontifica a fazer é o grande diferencial.

Às vezes, há o medo de decepcionar o outro, mas antes dele, você precisa pensar em si. Isso soa um pouco egocêntrico, mas pare e pense comigo: Se você pode dizer sim, ótimo, diga. Mas se você não pode, se já tem muito a fazer, caso diga sim, se comprometendo com algo que não vai dar conta, você, além de prejudicar a si e ao outro, acaba fragilizando a relação. Dizer NÃO é também manter relacionamentos mais saudáveis.

Eu decidi escrever sobre isso no início deste novo ano, pois, há exatos 2 anos, eu decidi dizer SIM a um sonho (este projeto/livro "o que aprendi na engenharia"), mas, para chegar a esse SIM, eu disse alguns NÃO`s. E não foi fácil dize-los. Mas foram necessários.

No dia 01/01/2016, eu peguei o notebook, comecei a viver meu chamado através da escrita, conectando engenharia e desenvolvimento pessoal. E, lendo assim, parece que foi um gesto simples, mas não foi. Meses antes, eu sai de um negócio social que eu amava participar. Eu deixei de ter uma renda extra através de uma experiência como blogger. Assim que terminei de organizar um evento, pedi para sair da Liga Universitária de Empreendendorismo que eu participava. Eu disse NÃO`s difíceis. Mas para dizer o SIM mais importante da minha vida (até hoje) eles foram imprescindíveis.

O que você tem dito SIM e não se conecta com o seus sonhos?!

Enquanto você diz SIM a isso, você está dizendo NÃO aos teus sonhos...

Já refletiu sobre isso?

Quer uma dica para esse novo ano?

Pega um papel e escreve todos os compromissos que você assumiu para 2018!

O que você disse SIM mas deveria ter dito NÃO?

Pensa nisso e se organiza em como você vai se estruturar neste ano para viver a vida com os SIM`s que realmente importam para você.

Claro que esta mudança não vai ser da noite para o dia (e, na minha visão de mundo nem deve). É importante se organizar, ver como você vai fazer essas mudanças. Só não posterga muito isso, beleza?

Esse momento de Reveillon é também uma excelente lembrança de que o tempo passa (e rápido...).

Para fechar, veja o que o Neurocientista Pedro Clabrez nos ensina sobre a importância do foco e de dizer não:

É isso, meu desejo para você em 2018 é que você diga NÃO a tudo aquilo que não agrega valor aos seus sonhos.

Difícil?

Demais...

Mas necessário.

Que 2018 seja lindo, importante e que a gente diga NÃO a tudo aquilo que não está em ressonância com as batidas do nosso coração.

Luz!!!

Gratidão!

QUERO IR ALÉM NA ENGENHARIA!


Você deseja manter o foco na execução dos seus objetivos em 2018?

Clique aqui e conheça uma dica muito interessante da Programação Neurolinguística, que vai te alavancar neste novo ano!

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!