Reading Time: 4 minutes

 

Após viver uma mesa redonda sobre empreendedorismo, decidi contar ao mundo algumas coisas que aprendi sobre empreendedorismo digital.

Vontade.

Preparação

Capital Inicial.

Isso também eu aprendi na engenharia. Espero que seja útil a você...

A vontade de Empreender.

Na minha visão de mundo, a vontade de empreender (seja em meio digital ou fora dele) pode nascer de duas situações:

  • Vivemos uma experiência muito legal e queremos que mais pessoas no mundo tenham acesso a isso.
  • Vivemos uma experiência dolorosa e queremos facilitar a vida das pessoas que se encontram no mesmo contexto que o nosso, difundindo tudo aquilo que nos ajudou.

Eu vivi uma experiência dolorosa na engenharia e decidi que queria ajudar todos as pessoas que estivessem no mesmo contexto que eu estava, espalhando por ai as boas novas do coaching, pnl, empreendedorismo e produtividade, através do meu maior hobbie: a escrita.

E é assim que funciona. As experiências que vivemos despertam o "por quê" decidimos empreender.

Pare e pense um pouco nessas experiências.

Existe alguma experiência legal que você viveu e que você quer que mais pessoas no mundo vivam isso?

Existe alguma experiência dolorosa que você viveu e que mais pessoas podem viver? Tem algo que te ajudou e que poderia ajudá-las também?

Reflita nestas perguntas. Elas podem te guiar a encontrar um "por quê" forte para empreender.

Nós temos demandas. E, acredite, estas demandas não são exclusivamente nossas.

O que você precisa, o outro também precisa.

Tem coisa que só você sabe e que pode ajudar muita gente.

Fazer perguntas que te façam reconhecer isso, pode ser o despertar para o seu próximo passo no empreendedorismo.

Empreender não é fácil. E demanda um grande por quê.

Se isso te interessa, encontre o seu.


A Preparação.

Eu nunca me imaginei tendo um negócio digital, nascendo de um blog, então, confesso que não fiz nenhum tipo de preparação específica para começar "o que aprendi na engenharia".

Porém, eu me permiti viver experiências que, sem nem perceber, me prepararam (e também me despertaram) para este projeto.

A Empresa Júnior foi um catalisador neste meu processo de empreendedorismo. A dinâmica de uma empresa me encantou. Percebi ali o poder de não só empreender negócios, mas também ideias.

E eu sempre gostei muito de escrever, mas mantinha isto comigo. Até que me permiti tornar este hobbie uma fonte extra de renda e me tornei blogger de uma startup paulista de aplicativos para eventos. Esta foi uma experiência importante para mim, pois me conectou a conhecimentos tipo "SEO" e "como atrair mais leitores". Posteriormente a isso, também tive outras experiências como blogger, então, tudo isso, de alguma forma, acabou me preparando para o meu atual projeto.

Mas posso te contar algo?

Eu ainda não estou pronta (e acho que nunca estarei). Essa certeza me faz estar sempre atenta aos conhecimentos, sem negligenciar nada e me dispondo a aprender cada vez mais sobre empreendorismo e marketing digital.

Continue estudando, mas nunca acredite estar pronto. Seu primeiro passo é importante e se manter na jornada de aprendizados é algo essencial (a qualquer ser humano, acredito eu).

 

Capital Inicial. (este texto não foi patrocinado pela banda rs)

Dinheiro não é fundamental para começar um negócio. 

Eu comecei "o que aprendi na engenharia "sem nenhum tipo de investimento.

Decidi que faria um blog no medium.com e apenas me preocupei em cumprir meu por quê.

Lendo mais sobre marketing digital, percebi que havia importância de criar uma lista de e-mail. Assim, passei a usar o mailchimp, mas somente as ferramentas gratuitas. O tema que eu uso aqui no blog e os plugins que eu utilizo também são gratuitos (usamos a plataforma wordpress). Atualmente, o único investimento que faço é o de domínio e hospedagem (somos clientes da hostgator).

Se você tem o desejo de empreender online, plataformas como wordpress e hotmart promovem muitas possibilidades. Com o wordpress, você pode criar blogs, sites, e-commerces. Já no Hotmart, você pode vender infoprodutos. E, acredite, de forma muito simples, sem nenhuma "burocracia" envolvida.

Dar o primeiro passo no empreendedorismo não demanda capital, mas quanto mais você investir em seu conhecimento ou em alguma habilidade, melhor. Como te disse, "o que aprendi na engenharia" começou a partir de ferramentas/sites gratuitos, porém, com o tempo, com minha vontade em aperfeiçoar o projeto, eu investi no curso "Empreendendo com blog" do Chico Montenegro. Este curso me ajudou a criar um blog mais profissional e me trouxe dicas importantes sobre marketing digital.

Então, o importante é você dar o primeiro passo. Com o tempo, as possibilidades vão se ampliando e você vai aprendendo na prática. Só não deixe seus sonhos no papel. Mesmo que você queira empreender em ambiente fora do digital. Dê o primeiro passo. A partir dai, acredite, a mágica (com muita ação) começa a acontecer.

Dê o primeiro passo.

Agora, "o que aprendi na engenharia" está começando a ir além da internet. Algo muito bom, mas que também me traz um desafio novo: entender como um negócio funciona além da tela do computador. 

Tenho um novo mundo a desbravar. Sei que o risco vai continuar sendo meu principal companheiro, assim como o meu "por quê" (e isso que importa mais).

Pretendo compartilhar mais sobre esta jornada de empreendedorismo digital com você. E não só isso, também toda esta transição que estamos vivendo agora.

Se tem algo que você tem curiosidade e não falei por aqui, deixa suas perguntas nos comentários para trocarmos algumas ideias!

Empreender é uma arte. De primeira, nada sairá perfeito. Mas, faça o essencial:

Dê o primeiro passo.

Gratidão!

QUERO IR ALÉM NA ENGENHARIA!

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!