Reading Time: 3 minutes

 

No dia 9 de janeiro de 2017, eu me formei em Engenharia Química.

No dia 14 de janeiro, escrevi um texto refletindo sobre como ter tempo para mim e para fazer o que eu queria me fazia me sentir estranha, como se eu tivesse um dever moral de que assim que me formasse, eu já deveria ter carteira assinada e estar trabalhando. Interessante foi a repercussão que o texto teve, evidenciando grande identificação entre a minha realidade e a dos leitores.

Dias depois de ter escrito esse texto, recebi a notícia que fui aprovada no Programa Trainee da indústria que eu estagiei, a Kordsa Brasil.

Foi um grande presente. Mas esse texto não nasce com o intuito apenas de fazer esse informe, esse texto vem com o foco que eu sempre dou na minha escrita: trazer um aprendizado.

A você que está lendo este texto, que se formou em engenharia e ainda não tem emprego, tenha calma. Tenha fé. Fé no que você quiser ter, mas a alimente.

Calma, seu emprego vai chegar!

Acredite.

A vida é pura imprevisibilidade. Hoje você não tem emprego, amanhã já pode ter.

Ai talvez você me diga: "Mas Ana, para você é fácil dizer isso agora, você já conseguiu um emprego."

Realmente, agora está mais fácil te dar este conselho, só que se eu estou te dando essa recomendação é porque eu vivi isso e tenho visto pessoas perto de mim vivendo o mesmo.

No final do ano passado, eu fui fazer a etapa final de um processo seletivo trainee que aconteceu em Recife. Quando nós, candidatos de Salvador, estávamos no aeroporto para embarque para Recife, uma candidata confessou que aquele seria o último processo seletivo trainee que ela poderia tentar já que, ao fim daquele ano, ela completaria 2 anos de formada (tempo médio aceitável pelas empresas). Eu fiquei apreensiva por ela, fiquei imaginando a pressão que inconscientemente ela estava pondo em si mesma.

No fim das contas, ela passou. Que bom!

Os nãos que ela teve a conduziram a essa conquista que, tenho certeza, vai ser uma experiência incrível para ela.

Eu perdi nesse processo seletivo que fiz em Recife. Só que a vida é tamanha imprevisibilidade que, 1 mês depois, recebi a notícia de ter sido aprovada em outro trainee, que tenho certeza que também vai ser uma experiência inesquecível para mim.

Então, a vida é isso, um exercício de fé e paciência de que, no melhor tempo para gente, tudo se encaixa e faz sentido de uma forma que a gente nunca previu.

Vou fechar esse texto com a mensagem do Sri Sri Ravi Shankar que tenho internalizado cada vez mais em minha vida (e te convido a fazer o mesmo):

"Alguns estão solteiros, alguns estão casados e esperaram 10 anos para ter um filho. Outros tiveram um filho depois de um ano de casados. Alguns se formaram aos 22 anos e esperaram cinco anos para conseguir um bom emprego. Outros se formaram aos 27 e encontraram o emprego de seus sonhos imediatamente. Alguns se tornaram presidentes de grandes empresas aos 25 e morreram aos 50, enquanto outros se tornaram presidentes aos 50 e viveram até os 90. Cada um trabalha com seu próprio fuso horário. As pessoas conseguem lidar com situações apenas de acordo com seu próprio tempo. Trabalhe com seu próprio tempo. Seus colegas, amigos, conhecidos mais jovens podem parecer estar “à frente” de você; outros podem parecer estar “atrás”. Não os inveje nem zombe deles. Apenas estão em seu próprio tempo – e você está no seu. Você não está atrasado nem adiantado. Você está exatamente na hora certa”

Você está exatamente na hora certa.

Tenha Calma! Seu emprego vai chegar... Na hora certa!

Gratidão!

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!