Reading Time: 7 minutes

Acesse todos os capítulos do nosso livro!

Tem muita gente que não gosta de livro de auto ajuda e materiais desse gênero. Eu, sinceramente, parei de adotar rótulos para o que eu leio. Prefiro seguir meu coração e ler aquilo que eu acredito fazer sentido para mim. Muitas pessoas vão dizer que esse livro que escrevi é de auto ajuda, mas assim não o considero. É como eu te falei desde o início, eu considero esse compilado de palavras um bate papo entre mim e você, que pode trazer inspirações e novas perspectivas pará nós dois.

Eu confesso que eu aprendi bastante a partir das minhas leituras. Eu sempre me motivei a ler tudo aquilo que eu tenho curiosidade. Quando os livros dão dicas, eu vou experimentando, aos poucos, para ver se aquilo faz sentido (ou não) para mim. Eu gosto de estabelecer uma leitura crítica, onde eu jamais perca minha identidade.

Nesse meu processo de transição de vítima para líder, alguns livros e pessoas tiveram papeis cruciais. Eles me ajudaram a ver uma Ana que eu não estava vendo. Eles acabaram sendo catalisadores do meu despertar. A metáfora que melhor me ajuda a te contar como esses livros me ajudaram é imaginando que enquanto eu assumi o papel de vítima eu estava com uma miopia grave, com dificuldades de enxergar o que de bom tinha ao meu redor. Esses livros e pessoas foram como óculos de graus para mim, que me deram uma visão renovada e precisa de quem eu era e de quem me rodeava.

Então, eu realmente acredito que um conteúdo que é feito com dedicação pode trazer iluminação para você. E não te instigo a “engolir” todo e qualquer conteúdo, eu te estimulo a ler o que te interessa, ter uma visão crítica e experimentar aquilo que faz sentido para você, que não te desrespeita.

Se tem algo que eu gosto muito de fazer é emprestar livros. Tem um ditado por ai que diz que “quem empresta, não presta”, mas eu discordo. Eu acho que quem empresta um livro para você, presta tanto que quer te promover a mesma mudança que aquele livro fez nela. Eu costumo emprestar livros, sem nem mesmo a pessoa pedir. E, nesse ponto, eu tenho uma vivência dentro da própria engenharia que eu queria compartilhar com você rapidinho. Eu trabalho com uma pessoa especial, que, depois de algumas conversas, eu senti que estava desconectada da essência dela, absorvendo muito da pressão do ambiente de trabalho. Eu geralmente não tenho palavras prontas para dizer às pessoas que desabafam comigo, eu prefiro ouvir mais. E ai, quando eu cheguei em casa, eu lembrei que no livro “O que realmente importa?” do Anderson Cavalcanti tinham algumas palavras que ela precisava estar em contato. No dia seguinte, levei este livro e coloquei na mesa dela. Deixei claro por quê estava fazendo aquilo e dei a liberdade para ela ler aquele conteúdo respeitando o tempo e ritmo dela. 

Livros podem ter uma repercussão na sua vida que você nem imagina. Foi isso que aconteceu na vida de um amigo coach que eu tenho. Quando ele conheceu um dos melhores livros que já li na vida e que já te recomendei: o Poder sem Limites do Tony Robbins, a vida dele foi totalmente transformada.

Ele conta que, um dia, ainda na faculdade de administração, quando foi almoçar com um dos seus melhores amigos, o mesmo segurava esse livro do Tony. Curioso com o título, ele questionou ao amigo que livro era aquele. O amigo informou que era sobre Programação Neurolinguística, o tema de um curso que ele tinha feito recentemente. Dai em diante, essa foi uma das principais pesquisas desse meu amigo. Isso foi tão impactante que a carreira dele se direcionou para a disseminação do Coaching e da PNL. Já imaginou isso? Foi através de um livro que ele se conectou com a área que o encantava na profissão que ele tinha escolhido.

Alguns livros funcionam como luz para gente, tanto na profissão quanto na vida. No meu caso, foi também um livro que mudou toda a minha trajetória. Nos dois primeiros anos da Faculdade, eu não sabia o que queria da vida. Mas eu pouco me preocupava com isso, o que era um grande perigo. Com certeza, se continuasse daquele jeito, eu iria pegar um caminho que, provavelmente, não me levaria à realização dos desejos do meu coração (ainda ocultos naquela época).

Até que, em janeiro de 2013, para aumentar minha produtividade diante do desafio de ser diretora na Empresa Júnior, eu comprei o livro “A Tríade do Tempo” do Christian Barbosa. E eu pensei que aprenderia técnicas diversas de produtividade e admito que até aprendi, mas a maior repercussão que esse livro me trouxe foi o incômodo que ele me deu sobre o significado das minhas atividades diante dos meus sonhos. Para falar de produtividade, o Christian Barbosa começou me perguntando sobre quais eram meus objetivos, sonhos e missão de vida. Eu me desesperei ao perceber que não sabia a resposta. A partir dai, comecei a entrar em colapso interno, a questionar vários pontos da minha vida. E foram esses questionamentos essenciais para eu chegar até aqui, estando uma pessoa mais fortalecida e com foco no que realmente quero.

Isso foi tão importante para mim que eu me lembro de estar numa aula super desmotivada e cheguei para um dos melhores alunos da sala, uma pessoa que tenho grande carinho, e perguntei:

“Cara, como você consegue prestar atenção nessas aulas?”

Ele me respondeu:

“Eu tenho clareza dos meus objetivos”

A partir dai, essa foi minha busca incessante. E por estar com esse foco, acabei me conectando com tanta gente e conhecimentos que mudaram minha vida.

Enfim, consegui te convencer como um livro pode te ajudar a mudar de perspectiva?

Livros nos ajudam a criar mindsets poderosos. Existem livros que nos mostram o outro lado de alguma situação difícil que estamos vivendo. Livros realmente têm o poder de te dar mais fôlego e foco na conquista dos seus objetivos.

Agora vou ratificar algo que te falei lá no início: Preencha-se de conteúdo que te interessa, mas não vá com muita “sede ao pódio”, leia o conteúdo com leveza, vá aplicando aos poucos, lendo com calma e colocando em prática aquilo que faz sentido para você e que não desrespeita sua personalidade.

Alguns livros marcaram minha vida. Segue uma lista dos 10 mais impactantes em minha jornada pessoal e profissional… Quem sabe eles não te inspiram também?

1 - Poder sem Limites, Tony Robbins.

Livro Poder sem Limites, Anthony Robbins

Na minha visão de mundo, esse livro é a bíblia da Programação Neurolinguística. Se você quer mudar seu mindset e aprender técnicas da PNL que realmente podem mudar sua vida, eu super recomendo essa leitura. Quem me conhece sabe que esse é o livro “must read” que eu mais indico às pessoas.

2 - Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie.

Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie.

Eu sempre me senti intimidada ao ler o título desse livro, achava que seria muito artificial, mas quando rompi esse preconceito e me permiti lê-lo, eu mudei minha percepção. Esse livro vai te ajudar a ter relacionamentos mais saudáveis em sua vida pessoal e também profissional. E o que achei mais incrível foi que muito dos exemplos que ele traz, envolve trabalhos em grupo, no meio industrial, por exemplo. Esse livro me deu tantos insights no estágio que tem um capítulo nesse livro dedicado a todos esses aprendizados. Super recomendo.

3 - A Tríade do Tempo, Christian Barbosa.

A Tríade do Tempo, Christian Barbosa.

Esse livro mudou minha vida. Foi através dele que me perguntei pela primeira vez sobre quais eram meus objetivos e missão de vida. Além disso, aprendi uma técnica poderosa de produtividade: A tríade do tempo. Até hoje, uso boa parte dos aprendizados dessa leitura.

4 - Geração de Valor, Flávio Augusto da Silva.

Geração de Valor, Flávio Augusto da Silva

Eu tenho grande apreciação pelo projeto do Geração de Valor. Foi através dele que me conectei com o empreendedorismo e com as possibilidades que ele nos promove. Esse livro é um compilado desse estímulo que o projeto virtual promove.

5 - 11 dias de Despertar, Gustavo Tanaka.

11 dias de Despertar, Gustavo Tanaka

Um dos meus escritores predileitos é o Gustavo Tanaka. A simplicidade e sinceridade que estão em seus textos no medium.com e no olhar que eu vi quando o conheci, estão também presentes nessa jornada de despertar que o Gustavo vivenciou. Seu livro é um chamado para olhar para dentro e para ressignificarmos alguns conceitos e vivências. Você passa a ver a vida com outros olhos. Muito mais leve.

6 - O Poder do Agora, Eckhart Tolle.

 O Poder do Agora, Eckhart Tolle

Se eu já achava que nossa mente interferia bastante em nossa vida, depois que li esse livro, ratifiquei isso. E o mais legal foi que com essa leitura passei a ter outro relacionamento com meus pensamentos. Hoje, já não sou mais prisioneira da minha mente e tudo começou com esse livro.

7 - Uma vida sem Limites, Nick Vujivic.

Uma vida sem Limites, Nick Vujivic

O Nick Vujivic nos ensina sobre gratidão e ressginificação de eventos a partir da sua incrível história de vida: ele não tem nem pernas nem braços e faz o que você nem imagina. O cara é sensacional! Uma inspiração!

8 - Sem nunca jogar a toalha, George Foreman.

Sem nunca jogar a toalha, George Foreman

Eu conheci esse livro naqueles programas que pessoas deixam livros espalhados em lugares aleatórios e que, ao encontrar  o livro, você pode ler. Foi uma surpresa boa e o melhor, a história de superação do George Foreman foi um dos primeiros gatilhos que me fez perceber do quão a gente é capaz. Às vezes, eu me esquecia disso.

9 - O lado bom da vida, Matthew Quick.

O lado bom da vida, Matthew Quick

Melhor livro que li na vida. História de ficção que, para mim, ensina sobre empatia, amor e gratidão.

10 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter

O Monge e o Executivo, James C. Hunter

Com esse livro, aprendi o real significado de liderança: Exemplo e Serviço.


P.s.1: Se você tiver a fim de ler algum desses livros e for da cidade de Salvador - Bahia, me manda uma mensagem aqui no facebook! Vou ficar feliz em te poder emprestar alguns desses livros!

P.s.2: Tenho uma biblioteca virtual no meu Google Drive! Alguns livros já lidos, outros ainda não. Se você quiser conhecer e ler algum deles, fica à vontade: clique aqui.

Acesse todos os capítulos do nosso livro!

Juntos nessa missão!

Gratidão!


Você deseja saber lidar melhor com você mesmo e com suas emoções?
Você deseja manter relacionamentos mais saudáveis dentro e fora da Engenharia?

Adquira o livro "o que aprendi na engenharia"

Conheça o livro "o que aprendi na engenharia"! Porque Ser Engenheiro é saber lidar com números, mas também com pessoas e emoções.
Livro em formato digital, por apenas R$10,00:
Quero comprar meu livro agora!

 

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!