Reading Time: 4 minutes

 

Acesse todos os capítulos do nosso livro!

 

Foi através do especialista em Marketing Digital, Conrado Adolpho, que eu conheci a palavra  mindset. Desde então, passei a dar maior atenção ao significado dela.

Para te explicar o que esta palavra significa na nossa vida, vou aplicar uma metáfora.

Imagine que você deseja conhecer uma ilha que fica em Fernando de Noronha e um amigo seu já foi lá. Para fazer esse feito, ele desenhou um mapa, “criou” um caminho de como chegar onde ele queria. Se você seguir esse mapa, muito provavelmente, você também conhecerá a ilha que tanto deseja e que seu amigo já conheceu.

Pronto, para mim, mindset é esse mapa que nos direciona aonde queremos chegar, que nem o mapa que você usará para chegar na ilha.


“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria.

”Depende”, respondeu o gato.

”De quê?”, replicou Alice;

”Depende de para onde você quer ir…”


Sabemos que intenção sem ação é ilusão, mas se você não tiver intenção, sua ação será desnorteada e, provavelmente, não te levará para onde você quer ir.

Se você deseja ter uma vida próspera, seus pensamentos precisam estar alinhados com esse seu querer. Seu mindset precisa estar estruturado de tal forma que haja coerência total entre suas ações e seus sonhos.

Quando eu perdi totalmente minha auto estima, eu passei a estabelecer pensamentos bastante nocivos em minha cabeça. Eu nunca era boa em nada. Às vezes, até tinha o conhecimento para realizar algo, mas, por desacreditar em mim, por manter pensamentos tóxicos, eu me mantive paralisada.

Eu valorizo todo o conhecimento que eu vou partilhar contigo neste livro, mas preciso ser sincera com você: esse capítulo é o mais importante. E foi por isso que comecei com esse tema. Não faria sentido ser diferente. Se você ler esse livro todo, mas continuar mantendo pensamentos depreciativos, que não te conduzem para onde você realmente deseja estar, desculpe, essa leitura vai te ajudar muito pouco. Se, por acaso, existir algum pensamento ai que te deixa para baixo, nós vamos trabalhar, juntos, para eliminá-lo, certo? Você precisa fazer isso para seguir rumo ao caminho dos seus sonhos.

Sendo bem realista com você, tudo é mente. Tudo depende da nossa mente.

Às vezes, as pessoas têm todos os recursos para alcançarem o que desejam, mas se não possuem um mindset alavancador, elas não conseguem chegar aonde querem. E, às vezes, as pessoas não tem alguns recursos e conseguem o que querem, simplesmente por causa da mente.

Não se iluda achando que basta mentalizar e pronto. Não é assim que funciona. Você precisa ter uma mente forte, alinhada com seus sonhos, mas tão importante quanto isso é sua ação. Eu passei um bom tempo mentalizando a escrita desse livro, mas ele só se tornou realidade quando eu parei, peguei o notebook e comecei a escrevê-lo.  E a vida é isso. Pense naquela nota alta que você precisa em uma prova. Ter uma mente que te impulsiona é importante? Claro que é! Mas se você não estudar, não vai adiantar muito, concorda comigo? Estou dando essa ênfase nesse ponto, porque quando eu te apresentar algumas técnicas da Programação Neurolinguística (PNL), você vai trabalhar muito o seu mindset, o “mapa dos sonhos” que você usa diariamente, só que, alerto novamente: não ache que basta  apenas seguir as técnicas da PNL. O segredo do sucesso é alinhar estas técnicas com a ação. Isso ficou claro? Eu preciso garantir que isso está bastante evidente para você. Beleza?


“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” - Thomas Edison


E já que eu falei em PNL, eu quero te contar mais sobre isso agora. Particularmente falando, a PNL, aliada com o Coaching, foram as ferramentas que mais me ajudaram a mudar de mindset e, consequentemente, me fizeram ter melhores resultados e me ajudaram a ter mais paz interior e controle emocional.

Eu conheci a PNL em uma Jornada que participei na Alavanca Educacional. Mas, na verdade, ela sempre me encantou. Eu sou viciada em um seriado chamado The Mentalist, você conhece? Se não, fica a sugestão! haha E eu sempre me encantei com a forma como o personagem principal lidava com os mistérios dos crimes, ele conseguia perceber muito do que passa despercebido por nós. A PNL traz um pouco dessa perspectiva para gente, afinal, a PNL nos ajuda a mudar nosso foco. E como diz o grande Tony Robbins: “Onde você põe seu foco, energia flui.”.

Eu não vou te contar as origens da PNL, porque esse não é nosso foco por aqui, mas se você tiver interesse eu te recomendo a fazer algumas pesquisas no Google, tenho certeza que você vai se encantar com o que vai encontrar. Um dos meus maiores mentores nesse conhecimento é o famoso Tony Robbins. O livro de sua autoria,  “Poder sem Limites”, é uma espécie de Bíblia da PNL, recomendo a quem tiver interesse em se aprofundar no tema. Nele, Tony diz que a PNL te ajuda a se comunicar melhor com você mesmo e com os outros. E é isso mesmo. A partir da PNL, você pode mudar seu mindset, suas crenças, convicções, hábitos e isso se repercute em um melhor entendimento de quem você é e da realidade do outro.

Neste segundo capítulo, eu vou te aprofundar em alguns aprendizados que tive com a PNL e o Coaching e como eu mudei meu mindset. Essa mudança foi crucial na minha vida. De verdade, depois que eu mudei minha mente, minha vida mudou. Eu eliminei algumas crenças limitantes, passei a confiar mais em mim e isso foi decisivo na minha trajetória na Engenharia e fora dela.

Te convido a ler este capítulo com muita atenção. Nele, vamos falar sobre ser Líder ou Vítima, vou te indicar livros que impactaram minha vida e vamos aprender sobre meditação, âncoras e metamodelos (esses dois últimos são recursos incríveis da PNL), tudo isso contextualizado no ramo da engenharia.

.

Se, por acaso, eu não conseguir te fazer seguir até o final desse livro, eu apenas te peço que você termine esse capítulo. De coração, ele é o mais importante de toda essa obra e o que tem o maior potencial de te ajudar  a mudar totalmente de vida.

Fica a dica, mas siga seu coração… Esse princípio nunca me desapontou.


Gratidão!

Acesse todos os capítulos do nosso livro!


Você deseja saber lidar melhor com você mesmo e com suas emoções?
Você deseja manter relacionamentos mais saudáveis dentro e fora da Engenharia?

Adquira o livro "o que aprendi na engenharia"

Conheça o livro "o que aprendi na engenharia"! Porque Ser Engenheiro é saber lidar com números, mas também com pessoas e emoções.
Livro em formato digital, por apenas R$10,00:
Quero comprar meu livro agora!

 

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!