Reading Time: 3 minutes

E vão te ajudar a dar um novo significado à sua vivência na Universidade.

Eu sou fã das palavras.

Foram as palavras que me ajudaram a superar muitas das dificuldades na Engenharia. As palavras me ajudaram a mudar minhas crenças.

Estudar Engenharia Química neste sistema de Ensino Superior Brasileiro nem sempre foi algo bom. Eu sofri muito.

Mas, foi a partir de livros, palestras e textos que eu comecei a olhar mais para dentro e a me conectar comigo mesma. Assim, passei a me amar mais e isso se repercutiu em um novo significado que eu dava à Universidade que estudo.

Existe uma frase do Tony Robbins que diz o seguinte:

“Como você se sente não é o resultado do que está acontecendo em sua vida — é a sua interpretação do que está acontecendo.”

Desse modo, percebi que o quão ruim uma experiência tem sido para mim também é uma escolha minha. Preciso ressignifica-la.

Quando comecei escrevendo, entendi — ainda mais — como as palavras têm um grande poder de impacto.

Então, resolvi fazer um compilado daquelas palavras que vi na internet e que me ajudaram a dar um novo significado à minha vivência na Engenharia. Esses textos me ajudaram muito a mudar meu mindset.

Que esses textos também sejam Luz para você:

1“Você está no Fluxo ou no Esforço?” por Gustavo Tanaka.

Eu sou fã do Gustavo Tanaka. Se existe uma pessoa que muda meu dia através das palavras, essa pessoa é ele. Com esse texto sobre Fluxo e Esforço, Gustavo Tanaka nos convoca a uma reflexão profunda sobre a forma como estamos conduzindo nossas vidas. Será que realmente estamos em congruência com nossa essência e vontade? É um texto “must read”, com toda certeza…

2"Disseram muitas coisas pra ele. Mas era tudo mentirinha” por Flávio Augusto do Geração de Valor.

Um dos maiores ensinamentos que o Flavio Augusto nos ensina é de questionarmos o sistema, de mostrarmos nosso incômodo e agir. Esse texto em especial nos faz reavaliar o que estamos deixando que instalem em nossa mente. Começamos a questionar algumas crenças que nos impuseram. E ele é mágico porque te liberta rumo a uma vida na qual você segue seu coração, sem se limitar pelo que os outros dizem.

3“A Universidade matou sua motivação” por Adauto Braz

O Adauto conseguiu transmitir em um texto todos os sentimentos que acompanham os estudantes de engenharia ou de qualquer outro curso superior no Brasil. Fantásticos os ensinamentos que ele compartilha e a reviravolta que ele nos propõe. Eu quero falar pouco sobre esse texto, porque só você lendo para entender o quanto ele vai te dar uma nova perspectiva da Universidade que você estuda. É sensacional!

4“A Felicidade como uma questão de percepção” por Amir Elemam

A forma como enxergamos o mundo é uma decisão nossa. Nesse incrível texto, o Amir Elemam nos apresenta a mesma situação em perspectivas diferentes. Você vai perceber que a forma como você enxerga seu mundo é que determina a forma como você se sente. Dê uma olhada nesse texto e decida se você vai preferir manter um olhar negativo ou positivo em relação à sua vivência na Universidade.

5“Ao estudar engenharia, eu deixei de sonhar” por Ana Luisa Almeida

Escrevi esse texto em 2015 na minha timeline do Facebook. Era para ser um desabafo e acabou se tornando um texto de repercussão nacional, que saiu em diferentes blogs. Viralizou. Muita gente veio até meu facebook contar um pouco das suas histórias e percepções. Dai eu percebi que o que eu achava que era apenas minha dor, não era. Muita gente se identificou e achou estímulo em minhas palavras. Nesse texto, eu conto como eu sai de um estado de tristeza, falta de motivação e sonhos e fui para um estado de felicidade e gratidão pela minha vivência na Engenharia. Eu ressignifiquei a minha Universidade e isso mudou minha vida. Confira!

Esses foram os textos que mais marcaram minha vida.

Existe algum texto que você também recomenda? Deixa o link nos comentários, vai ser muito legal essa troca entre a gente!

Que você ressignifique sua Universidade e lembre-se sempre:

O seu mundo é você que cria.

Gratidão!

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!