Reading Time: 2 minutes

Em busca do significado da palavra Erro, o Google me deu a seguinte definição:

Erro. juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada; engano.

Na minhas perspectiva de vida, a definição é:

Erro. Um presente do Universo para te ensinar a ser melhor em qualquer coisa da vida.

Hoje eu resolvi falar sobre o erro, afinal, numa sociedade onde muitos dizem ser inadmissível errar, eu queria te estimular a fazer isso.

Na minha visão de mundo, se você erra, você está tentando algo novo. E, o ato de tentar, é o que precisamos para alcançarmos os nossos sonhos. Simples assim.

Nesse semestre, eu tenho uma disciplina onde a correção do professor exige que a minha resposta final seja exatamente igual a dele, caso contrário, zero na questão. Para ele, preciso ser punida por errar, não importando nada do meu raciocínio. Se eu errar qualquer besteirinha, eu já devo levar uma punição.

Isso faz sentido para você?

Acho que ele errou pouco na vida, talvez por isso esta mentalidade.

O professor alega que precisamos ter cuidado com nossos erros, já que, lá na frente, na execução da nossa profissão como engenheiros, erros poderão ter grandes repercussões. E concordo com ele, mas, com certeza, existem outras metodologias para nos instigar a ter essa consciência.

Incutir em mim que eu não posso errar, se não vou tirar zero na questão, anula o que eu eventualmente sei da matéria e me faz ter medo de errar.

Num universo de tantas possibilidades na Universidade, na Vida e no Mundo, alimentar o mindset de que não devemos errar, anula sonhos, gera uma pressão desnecessária e nos faz aumentar as estatísticas — já grandes — de pessoas ansiosas e depressivas dentro das Universidades Brasileiras.

Dentro da Programação Neurolinguística, a PNL, há o pressuposto que nos diz que “Não há erros, apenas resultados”. E é verdade. A PNL nos ensina que, em tudo na vida, não temos frustrações, mas sim feedbacks sobre no que podemos melhorar.

Eu vivo olhando meus resultados dentro dessa perspectiva. Me traz calma e certeza de que posso sim ser melhor.

Te instigo a adotar essa perspectiva também.

Gratidão!

The following two tabs change content below.
Ana Luisa Almeida
Aprendiz da vida e da engenharia. Idealizadora do Projeto "O que aprendi na Engenharia". Jovem Ponte, Engenheira Química formada pela UFBA, atuando como Engenheira Trainee na Kordsa Brasil. Nascida para espalhar sorrisos e gratidão ao redor do mundo, com o Coração sempre no ritmo #GoGoGo.

Comments

comments

Gostou desse texto?

Se você quiser receber mais textos como esse, cadastre seu email abaixo! 

Nosso conteúdo é gratuito e feito com muito amor!

Pronto! A partir de agora você estará sempre conectado(a) com nosso conteúdo! Gratidão!